III. Capítulo
 
- III. Capítulo
- Cassetes
- Activitade 1
- Activitade 2
- Activitade 3
- Activitade 4
- Activitade 5
- Activitade 6
- Activitade 7
- Activitade 8
- Activitade 9
- Activitade 10
- Activitade 11




Actividade 5: A Terra é um íman gigante – os ímans repelem-se e atraem-se.                                               

Magnetismo

Grupo-alvo: Crianças da educação pré-escolar, dos 3 aos 6 anos

Objectivo: Experienciar e tomar consciência de que os ímans são atraídos pelos Pólos Norte e Sul da Terra.

 

Onde? Sala do grupo, “laboratório”

Quanto tempo? Aprox. 40 minutos

O quê? Empregando intencionalmente ímans, as crianças vivenciam e tomam consciência de que a Terra é um enorme íman.

 

Preparação:

Globo, bússolas, ímans com um urso polar no seu Polo Norte e um pinguim no seu Polo Sul (ver figura 1). Mapa do globo onde previamente se marcaram os Pólos Norte e Sul (ver figura 2). História de  “Elmar, o pequeno urso polar, e Pauline, a menina pinguim” (ver apêndice).

Passos: As crianças começam por dizer os resultados da primeira actividade. O educador coloca um globo no centro do círculo, as crianças olham para ele e dizem o que se lhes oferece sobre o assunto. Juntos decidem onde é o Polo Norte e o Sul e dizem o que pensam sobre os animais que vivem no Norte e no Sul. Além disso, o educador mostra às crianças o mapa com os animais nos dois Pólos e estabelece ligação com os nomes que estão nos pólos do íman. Nesta altura, conta-se a história dos ursos polares e dos pinguins. Em seguida dá-se os ímans etiquetados às crianças para que descubram que pólos se atraem e que pólos se repelem. O educador sumariza os resultados, podendo as crianças fazer experiências livres, em seguida.

 

Nos dias seguintes, as crianças podem fazer experiências com os materiais em tempo de jogo livre. Poderá ainda fazer-se uma dramatização da história.

 

Explicação científica:

A terra é um enorme íman e essa é a razão pela qual todos os ímans apontam na mesma direcção quando se podem movimentar livremente.

Variação possível:

A história poderia ser contada no início. A seguir, as crianças poderiam dizer o que pensam, sendo os conteúdos trabalhados a partir daí.

Nota!

Com a ajuda da história, até os mais novos compreendem as conexões. Rapazes e raparigas interessam-se igualmente pela actividade.

Referências:

-

 

 

 

 

 

Apêndice

 

A história de Elmar, o pequeno urso polar, e Pauline, a menina pinguim.

 

Elmar, o pequeno urso polar, vivia no Polo Norte. Onde ele vivia também viviam outros ursos polares, mas guerreavam-se terrivelmente às vezes. Estavam sempre a lutar ou a discutir, quer por causa dos brinquedos, quer por causa da comida. Ora, uma vez, já muito tarde, andava Elmar à procura de um lugar para dormir, porque estava muito cansado, quando foi atacado por outro urso polar. Lutaram com muita violência.

Alguns meses depois, já farto de lutas,  Elmar decidiu abandonar o Polo Norte para dar a volta ao mundo. Encontrou muitos animais que nunca antes vira e sentia-se realmente em casa com alguns deles embora ficasse muito pouco tempo com eles. Partia de novo, pois tinha-se proposto chegar ao outro lado do mundo.

 

Ao mesmo tempo, uma pequena pinguim chamada Pauline vivia na outra extremidade do globo, no Polo Sul. Sentia-se muito só e triste porque não tinha amigos. Sentia-se abandonada, já ninguém gostava dela, e foi assim que decidiu partir à procura de amigos.

 

Algures no globo, Pauline e Elmar encontraram-se. Tornaram-se muito amigos e quiseram ficar juntos para sempre.

 

Para a actividade 6